sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ação Social - O Povo das Águas

Programa Social criado pela Prefeitura de Corumbá através de Lei Municipal, O Povo das Águas é um grupo de profissionais de diversas áreas que se desloca de Corumbá para levar assistência às comunidades das Regiões das Águas, estas de difícil acesso aqui no Pantanal. 
Atendimentos, orientações e palestras sobre saúde, assistência social, defesa civil, meio ambiente e desenvolvimento agropecuário, cadastros de programas federais e entregas de benefícios, distribuição de vacinas são alguns dos muitos serviços prestados pelo Programa.




O Programa atinge três grandes áreas conhecidas como Parte Alta do Rio Paraguai, Região do Taquari, sendo esta a mais carente, e Parte Baixa do Rio Paraguai, sendo Forte Coimbra, o último distrito visitado.
Nesta terça-feira, 28 de Maio recebemos a primeira das três visitas que ocorrerão este ano.




Coordenada por Elisama Cabalhero, a equipe multidisciplinar que aqui esteve era composta por Médicos, Dentistas, Pedagogos, Psicólogos, Terapeuta Ocupacional, Agrônomo, Enfermeiras, Conselheiro Familiar, além de um representante do Bolsa Família para dar todo apoio e orientação para a população.




Após uma breve reunião com a população onde deu informações gerais sobre o Programa, a Coordenadora liberou a Equipe para que os trabalhos fossem iniciados.




A 3ª Companhia de Fronteira disponibilizou o Posto Médico para o atendimento dos Médicos e Dentistas.




Inicialmente era feito o cadastro dos pacientes e em seguida o atendimento.




A Escola Ludovina serviu de ponto de apoio para o cadastramento das famílias pelos Assistentes Sociais e no Programa Bolsa Família.




A Terapeuta Ocupacional deu palestra para os alunos do 6º ao 9º ano sobre o consumo de álcool e drogas e as pedagogas trabalharam com as crianças fazendo brincadeiras e contando histórias.








Este ano, além da vacina contra a gripe H1N1, distribuição de camisinhas e brinquedos, o Programa distribuiu cestas básicas, mosquiteiros e lonas para as famílias cadastradas.




Os trabalhos terminaram por volta das 14:00 h e os moradores de Forte Coimbra já estão na expectativa da próxima visita deste tão importante Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário