terça-feira, 9 de abril de 2013

Turismo - O Forte

Como em todos os lugares do Pantanal a natureza é sempre um espetáculo mas aqui em Forte Coimbra também se pode fazer um pouco de turismo cultural.


Foto cedida pela família Branco

O Forte, construído em 1775 pelo Capitão Mathias Ribeiro da Costa foi reformado em 1797 pelo Tenente Coronel Ricardo Franco de Almeida Serra e em 1975 foi tombado pelo IPHAN. 
Conta a História que sua construção foi considerada um "erro bem acertado" pois a Coroa Portuguesa havia ordenado que o local para ser erguido deveria ser a mais de 245 Km rio abaixo da posição atual (próximo a cidade de Porto Murtinho)  e na margem esquerda do rio, porém sua localização trouxe grandes vantagens estrategicamente falando.




Encontramos em suas instalações parte de sua História de heroísmo e fé, entre peças, documentos e sua própria estrutura.




Orientados por um guia da Companhia os turistas tem todas as informações sobre a História do local.












Isso sem falar da visão que o turista pode ter de toda a cidade e do Rio Paraguai. Uma beleza de encher os olhos.


Vila dos Cabos e Soldados.




Vila dos Oficiais e parte da Companhia.


A nossa visita ao Forte foi no mês de Fevereiro e o nível do Rio ainda estava baixo. Hoje o visual seria totalmente diferente pois encontra-se bem cheio devido as fortes chuvas que tem caído por aqui.



Hotel de Trânsito.




A guarda e manutenção da Fortificação está a cargo do Exército (3ª Cia de Fronteira) que também cede guias para acompanhar os turistas que tenham interesse em conhecer este ponto de defesa do nosso território na época do Império.

Nenhum comentário:

Postar um comentário