quinta-feira, 28 de março de 2013

Gente do lugar - Seu Eurides e o São Sebastião

Nascido em Porto Esperança/MS em 1940, trabalhava em uma Padaria, quando veio pela primeira vez a Forte Coimbra aos 16 anos, por ter sido contratado para fazer um bolo. Gostou tanto do lugar que nunca mais voltou. Foi cozinheiro da Companhia e mais tarde contratado para ser Zelador da Escola Ludovina onde além de fazer a merenda ainda atuava como Inspetor da criançada, não deixando nunca de fazer bolos para aniversários e casamentos.
Anos depois, volta a sua cidade para a festa do padroeiro Santo Antonio e lá é sorteado numa rifa com a imagem de São Sebastião. Na volta ao Forte quando carregava a imagem do porto para casa, sentiu um formigamento nas mãos e quase deixa cair a imagem, quando uma das senhoras que o acompanhava diz que aquele tinha sido um sinal e que o Santo gostaria que ali fosse erguida uma Capela em sua homenagem.
Sem questionar, Seu Eurides, decide construir ali, a Capela de São Sebastião de quem é devoto até hoje.
O São Sebastião, hoje devidamente instalado na frente de sua casa, dá nome a sua Lavanderia.
Aqui nunca soube o que é violência e diz não trocar Forte Coimbra por nenhum outro lugar. Sua simpatia e carisma são marcantes e todos que passam em frente a sua casa não perdem a oportunidade de trocar um minuto de conversa com ele.




Hoje, aposentado da Escola, Seu Eurides continua em atividade, com a Lavanderia São Sebastião e faz o melhor pastel da cidade.

2 comentários:

  1. Keka, pelo visto esse lugar tem belas histórias como essa e que vc sabe contar como ninguém. me viciei nesse blog porque gosto de histórias. parabéns, continue esse trabalho pioneiro aí. Bjs

    Eleonora Pereira

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu blog, Keka. Meu pai foi transferido para Forte de Coimbra em 1974 e moramos ai até 1982. Sempre busco coisas sobre o Forte na Net e o seu blog é o melhor até agora, pois é direto mas cheio de curiosidades. O nome do meu pai é Parreira. Fiquei muito feliz de ver o seu Eurides. Conheci-o na Escola Ludovina, pois estudei lá. Minha mãe foi diretora dela. Mande um abraço do "Dudu do Sgt. Parreira e da dona Nilze" para ele. Coimbra tinha mais coisas, que se perderam no tempo, como uma escola de 2º grau e um clube. Em julho deste anos estaremos ai. Um forte abraço. Sobre o clube, pode dar uma olhada aqui: http://polemologia.blogspot.com.br/2011/03/forte-de-coimbra-gamalotao-o-clube.html.

    Forte abraço e felicidades!!!

    ResponderExcluir